Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Um pouco de Humor

O ensino da Matemática ao longo do tempo

Ensino de 1960
Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda. Qual é o seu lucro?
Ensino tradicional de 1970
Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda, ou seja, 80 francos. Qual é o seu lucro?
Ensino moderno de 1970
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjuntoM é igual a 100 e cada elemento de M vale um franco. Desenha 100 pontos que representem os elementos do conjunto M. O conjunto C dos custos de produção compreende menos 20 pontos que o conjunto M. Representa o conjunto C como um subconjunto M e responde à seguinte pergunta: Qual é o cardinal do conjunto L? (Escreva-o a vermelho).
Ensino renovado de 1980
Um agricultor vende um saco de batatas por 100 francos. Os custos de produção elevam-se a 80 francos e o lucro é de 20 francos. Trabalho a realizar: sublinha a palavra «batatas» e discute-a com teu colega de carteira.
Ensino reformado de 1990
Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 francos num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.”
(O Expresso, 20/02/93)
Acho que esse texto diz tudo, a leitura é extremamente importante nos dias de hoje, é através dela que se constroem um vocabulário RICO e VASTO,  nossos alunos não escrevem mais, apenas batem papo pelas redes sociais, aonde usam vocabulários que não entendemos, não se preocupam com erros de português, afinal existem os corretores automáticos de ortografia, mas mesmo assim, não usam, parece que hoje em dia é bonito escrever errado, será?!
(Professora Nayda Stabile Affonso)
Agora um DESAFIO, de continuidade ao texto:
Como se denomina o ensino de 2000 ?
Será Ensino tecnológico de 2000 ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário