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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resolvendo problemas que envolvam números RACIONAIS.

Situação problema 01.


"Cafezinho preferência nacional"
Você sabia.......que o cafezinho,antes de chegar a nossa boca,passa pro cinco etapas?

1) a colheita,que é a parte mais importante da produção;

2)a secagem,que pode ser feita ao sol,em imensos terreiros ou pelo método da via úmida,mergulhando o café em água quente para a retirada da polpa;

3)a prova,que é feita por pessoas de paladar aguçado,denominados provadores,logo que os grãos chegam à fábrica. Eles jogam um punhado de grãos na água quente e provam;

4)a estocagem, onde são guardados os cafés com qualidade comprovada,isto é,as sacas com menos de 1% de impurezas;

5) a torrefação, que consiste em misturar o café em imensas torradeiras,combinando os grãos de procedências diferentes,dando a característica de cada marca;
 por fim, o café é moído para ser embalado.
podemos encontrar embalagens de café em pacotes de 1 Kg,1/2 Kg ou 1/4 Kg.

Situação problema:

Em alguns armazéns,cafeterias ou barracas de feira,como a de Dona Zefa,o café é moído na hora.

1) Dona Zefa vende café,em pacotes de 1 Kg,3/4 Kg,1/2 Kg,1/4 Kg e 1/8 Kg.Utilizando as embalagens de café de Dona Zefa,responda às questões abaixo:

a) dois pacotes de 1/2 Kg contém 1Kg de café.De que outras formas você pode obter 1Kg de café?escreva todas as maneiras possíveis.

b) Se uma pessoa comprar 5 pacotes de 1/4 Kg,ela levará mais, menos ou exatamente 1Kg ? E se comprar 10 pacotes de 1/8 Kg?

c) se Zefa pesar 6 pacotes de 1/4 Kg, quantos "quilos" marcará a balança? E se pesar 7 pacotes de 1/4 Kg?

Exercícios retirados de material fornecido no curso " Transformando a prática das aulas de Matemática" editados pela PROEM editora Ltda. 
Professora : Regina Maria Gonçalves

Situação problema 02

" A muralha da China"

Você sabia..........que a grande Muralha da China,ao contrário do que muita gente acredita,não pode ser vista da Lua?

 Ela atravessa grande parte do território chinês,de leste a oeste. é uma junção de várias muralhas,unidas umas às outras,e foram construídas pelos diferentes povos que viviam na região,para protegerem-se dos inimigos.Em 214 a.C. quando a china foi unificada,o imperador da época mandou que demolissem as partes internas e transformou as partes externas em uma só muralha.

 Você gostaria de saber qual é a extensão dessa muralha? Então tente resolver o problema seguinte:

 Chou Li sentia muito orgulho desse monumento que foi reconstruído nos séculos XV e XVI.Pretendia percorrer, de bicicleta, toda a extensão da muralha,andando ao lado dela.Partiu de Pequim em direção à Mongólia.Na primeira etapa percorreu 2/3 da extensão da Grande Muralha,atravessando montanhas e planícies.Observou que a muralha não era totalmente construída de pedras,pois cada parte foi erguida com materiais disponíveis na região.Após ter percorrido 1/4 do resto,desistiu quando faltavam 600 Km,desiludido com as populações próximas à muralha,que estavam destruindo,roubando pedras para construir suas casas.

Explorando o texto

1) Procure o sentido das palavras que você não conhece .

2)Você sabe em que continente fica a China?

3)O que significa 214 a.C.? Quantos anos já se passaram desde essa data até o presente momento?

4) a) Quais os anos que compreendem o século XV?
    b) Em que século nós estamos?

5) Pesquise a extensão da muralha da China e descubra o percurso feito por Chou Li?

Professora: Regina Maria Gonçalves ( Material fornecido no curso "Transformando a prática das aulas de Matemática" -PROEM Editora Ltda- 2001)

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